O tratamento de uma piscina pode ser muito trabalhoso e nem sempre eficaz. O cloro, que é o mais usado, apresenta o inconveniente da formação de cloramina, substância que provoca irritação nos olhos, alergia, danos nos cabelos. A cloramina é resultado da junção do cloro com bactérias e produtos, como protetor solar, hidrantes e outras coisas.
Atualmente, já existem opções variadas para o tratamento da piscina. Geralmente, elas oferecem um custo-benefício mais vantajoso e não geram efeitos negativos. Que tal saber mais? A seguir, falaremos sobre algumas formas de tratamento eficazes que são alternativas mais sustentáveis para obter uma água mais limpa, livre de microrganismos nocivos à saúde. Confira!
1. O dosador de cloro automático evita o excesso do produto
Um dos primeiros produtos que vamos recomendar é o dosador de cloro automático. É um produto prático e versátil que automatiza o tratamento da piscina, pois dilui de forma controlada o cloro em tabletes na água. O processo de limpeza fica bem mais prático, já que o produto passa por uma homogeneização que garante sua distribuição eficaz na água a ser tratada.
Esse procedimento deve ser efetuado periodicamente, usando sempre o cloro estabilizado em tabletes. O dispositivo deve ser instalado na tubulação de retorno da piscina, depois do filtro e do aquecedor (caso exista). De preferência, o dosador de cloro automático deve ser instalado acima do nível de água da piscina.
2. O gerador de cloro usa o sal para o tratamento
Outra dica para você não se preocupar mãos com o tratamento da piscina é fazendo uso do gerador de cloro. Esse dispositivo também automatiza o trabalho, proporcionando facilidade e economia. O usuário contará com uma miniusina de cloro em casa, garantindo uma piscina com água mais cristalina e salutar.
Para o dispositivo funcionar, você deve usar um tipo de sal especial para essa operação. Por meio da eletrólise, o gerador transforma o sal em cloro e adiciona o cloro na medida certa na água. Pelo painel, o aparelho avisa sobre a necessidade de acrescentar sal de novo.
Considerando o preço de mercado do sal para piscina, que é inferior ao preço de mercado do cloro, o gerador de cloro pode ser considerado um bom investimento. Em pouco tempo, o usuário recupera o valor investido na compra do gerador.