Há diferentes acessórios que podem ser incluídos em uma piscina. O projetista deve considerar essa possibilidade desde o início, embora existam produtos mais flexíveis que podem ser colocados mesmo depois de todo o projeto pronto. Um projeto mais abrangente permite, por exemplo, que sejam instalados alguns produtos mesmo depois da execução, em uma época futura.
De qualquer modo, vale a pena contemplar um projeto o mais completo possível logo no início, dependendo das condições e expectativas do cliente. Vamos mostrar alguns acessórios que os arquitetos projetistas podem incluir na obra logo no começo, permitindo que o cliente usufrua da máxima comodidade desde os primeiros momentos de uso da sua área de lazer. Confira!
1. As escadas são um importante item de acessibilidade e segurança
Praticamente toda piscina moderna possui uma ou mais escadas de acesso. Há alguns anos, era muito comum que as piscinas tivessem plataformas ou pranchas para saltos. Hoje, devido aos riscos, esse hábito caiu em desuso. As escadas, por outro lado, tornaram-se ainda mais habituais, considerando que são acessórios que garantem o fácil acesso à água, com segurança.
A escada é útil para todos, inclusive para idosos, crianças e para as pessoas que não têm ainda total habilidade com a água, sentindo-se inseguras quando se arriscam demais. Elas preferem ficar sempre perto da escada ou mesmo amparados a ela.
Além disso, elas dão mais requinte ao espaço de lazer, pois os modelos modernos são muito atrativos. Confeccionados em aço inox, com degraus anatômicos, os modelos são resistentes e, ao mesmo tempo, relativamente fáceis de instalar. Há escadas com dois, três, quatro, cinco degraus. Mas fique atento a recomendação do fabricante quanto ao peso suportado, escadas sodramar para piscinas residenciais suportam até 100 kg e escadas para piscinas comerciais suportam até 150 kb Há também aquelas que têm degraus duplos. Um modelo especial é a escada light que possui LEDs RGB que iluminam embaixo d’água, gerando efeitos luminosos muito atrativos.