Sodramar
Construção de Piscinas: Troca do revestimento


TROCA DO REVESTIMENTO


Com a ação do sol e o uso recorrente de produtos químicos, toda piscina sofre um desgaste natural, seja ela, de vinil, fibra ou azulejo. A troca do revestimento de vinil pode ocorrer quando a estampa perder sua tonalidade acentuadamente.
O revestimento em vinil tem uma duração média de aproximadamente 8 anos se seguir todos os requisitos especificados pelo fabricante. Para se ter o melhor aproveitamento do seu revestimento de vinil Sodramar, leia atentamente o link: Cuidados com seu revestimento.
Se você já detém um revestimento em vinil Sodramar, a troca se torna ainda mais fácil, basta entrar em contato com um dos revendedores e fornecer o número de identificação do seu revestimento gravado na borda SIS (Sistema de Identificação Sodramar), escolher uma estampa e em dias seu novo revestimento estará pronto, em casos de revestimentos confeccionados à partir de molde o mesmo será necessário para confecção, consulte um revendedor Sodramar.


Procedimento para troca do revestimento


1 - esvaziar a piscina;
2 - retirar o revestimento a ser substituído;
3 - substituir a *manta ou retocar a vermiculita caso esteja danificada;
4 - Instalar o novo revestimento e trocar as flanges;
5 - Pronto, seu revestimento Sodramar estará pronto para ser utilizado;

Informações importantes:
 
Fundo da piscina:
A Sodramar indica que seja utilizado o material Bidin como manta para o fundo.
Em caso de piscinas de uso público ou comercial, em piscinas que haverá prática de esportes ou hidromassagem e em piscinas com formato rampado e/ou chanfrado, é obrigatório que o acabamento da alvenaria seja realizado com vermiculita.




Parede da piscina:
É de suma importância que se mantenham todas as paredes da piscina lisas e isenta de detritos, sujeiras e irregularidades que possam danificar o revestimento. Antes de instalar o revestimento é necessário fazer a limpeza minuciosa da estrutura que receberá o revestimento, aspirando todos os cantos e dispositivos, conferindo com as mãos o estado de todo acabamento, e em caso de dúvida, é necessário que o serviço seja refeito, pois um revestimento instalado em alvenaria mal acabada implicará em rugas, furos e perda de garantia concedida.
 
Para evitar que se tenha problemas no revestimento com a contaminação do solo por fungos e bactérias, proceda da seguinte maneira:



  • Verifique se existem pontos que necessitem de melhor acabamento e deixe o mais liso possível. A sugestão é aplicar argamassa nas paredes e no fundo para obtermos um melhor acabamento, neste caso pode-se aplicar CAL a argamassa antes de aplicá-la:

  • Lixe toda a alvenaria da piscina, paredes e piso, retirando todo excesso de caroços e pedras pontiagudas que possam causar dano ao revestimento:

  • Após o término dos procedimentos acima, solicitamos uma lavagem ao berço que receberá o revestimento (parede e fundo) com cloro líquido diluído (70% de cloro e 30% de água) ou algicida;

  • Espere secar bem;

  • Passe pelo menos duas demãos de CAL nas paredes e fundos do berço de alvenaria;

  • Pode ser a CAL utilizada para pintura (Hidróxido de Magnésio);

  • Espere secar bem;

  • O berço de alvenaria deverá estar limpo e se for necessário, aspire todo o fundo para que não haja pedrinhas de cimento entre o berço de alvenaria e o revestimento;

  • Realize a inspeção analisando se todos os procedimentos acima foram realizados e logo em seguida realizar a instalação do revestimento. 




  • Em instalação do revestimento de vinil em piscinas de azulejo, é obrigatório a retirada de todo o azulejo do fundo e a aplicação da vermiculita. Isso evita que o vinil deslize na estrutura e realize, cortes, microfuros ou faça qualquer tipo de dano irreversível para o vinil.

    Lembramos que a troca do revestimento deverá ser realizada por um revendedor Sodramar.