Sodramar
Construção de Piscinas: Cuidados com seu revestimento


Cuidados com seu vinil

Agora que você conhece os revestimentos em vinil Sodramar, já sabe qual espessura recomendada para cada finalidade, saiba agora quais são os cuidados essenciais para a conservação do revestimento de vinil Sodramar.
Existem alguns cuidados essenciais que precisam ser seguidos, os quais chamamos de tratamento químico, tratamento físico e limpeza de borda.

A manutenção constante é o fator mais importante para manter a água da piscina limpa, saudável e cristalina.



  • Água balanceada não causa nenhuma irritação a pele, aos olhos e não danifica os equipamentos;

  • Água limpa e transparente, cristalina e de boa aparência;

  • Água saudável e livre de coloração, livre de odores e de microrganismos;


  • Não abandone, uma rotina de limpeza da água, pois assim ela poderá ficar esverdeada, caso isso ocorra, terá mais trabalho em recuperá-la e mais custoso também será. Além disso a água mal tratada é um grande transmissor de doenças, tais como: otite, conjuntivite, hepatite, herpes, micose.

    Crie uma rotina de limpeza, onde verificará os seguintes itens:


  • Tempo de filtragem, de acordo com filtro em relação ao volume da piscina (consulte o manual do seu filtro);


  • Fazer a medição de PH e Cloro para fazer o uso dos produtos químicos, quando necessário;

  • Seguir sempre as instruções de uso dos produtos utilizados pelos fabricantes (químicos);

  • Realizar aspiração da piscina sempre que for necessário

  • Tratamento químico.

    Para se ter uma água balanceada é necessário manter o ajuste da alcalinidade total e do PH e Dureza Cálcica.
    A cloração assegura que a piscina fique livre das bactérias, vírus e fungos.
    Recomendamos a utilização de cloro granulado bem dissolvido em um balde com água, seguindo as quantidades especificadas pelo fabricante e o volume da piscina, a mistura cloro e água deverá ser despejada de forma regular em diversos pontos da piscina, sendo que, o sistema de circulação de água deverá ficar acionado por no mínimo 12 horas ou até que todo o volume de água seja filtrado.
    Quando for viajar, a piscina deve ser limpa e clorada e depois do prazo de 12 horas coberta com uma capa.
    O ideal é que a piscina tenha um sistema de filtragem automático, pois é necessário fazer a recirculação pelo menos uma vez na semana.
    Informação importante: em hipótese alguma esvazie por completo o revestimento de vinil Sodramar. Abaixo iremos apresentar soluções para o tratamento da água. O revestimento se esvaziado por completo pode ficar deformado, caso seja necessário realizá-lo deverá  por técnicos especializados.
    Níveis ideais de cloro, alcalinidade e PH da água da piscina




    *Em piscinas de uso comercial ou coletivo (público) mantenha um técnico responsável pelo tratamento da água, que registre  diariamente em livro o controle do PH da piscina (decreto 5.711/02 c.c Lei 13.331/01).


     

     

     

    Balanceamento da água:

    Para se ter uma água balanceada são necessários os controles de PH / Alcalinidade / Estabilizante e Dureza Cálcica.

    Informações sobre PH:

    Para que serve o controle de PH?
    Para sabermos se a água esta ácida (PH inferior a 7) se a água encontra-se neutra (PH igual a 7) ou se a água esta básica (PH superior a 7).

    Qual o PH ideal?
    O PH seguro esta na faixa de 7.2 a 7.8, mas o ideal é manter entre 7.4 a 7.6

      
    Caso esteja fora das especificações indicadas, como faço para corrigir?
    Caso o PH esteja baixo, ou seja, com a água ácida, usa-se a barrilha para elevá-lo. (consultar fabricante sobre quantidade a ser utilizada).
    Caso o PH esteja elevado, ou seja, com a água básica, usa-se o redutor de PH para baixar. (consultar fabricante sobre quantidade a ser utilizada).

    Informações sobre Alcalinidade Total:

    Alcalinidade total nada mais é que a soma das concentrações de vários sais alcalinos misturados a água e são eles que dão estabilidade ao PH.
    A água muito alcalina tem dificuldade para baixar o PH. A Alcalinidade recomendada esta entre 80 a 120 ppm.

    Como faço para aumentar a alcalinidade da água?
    É necessário utilizar um estabilizante de PH. (Consultar fabricante sobre a quantidade a ser utilizada).

    Como faço para abaixar a alcalinidade da água?
    É necessário usar um acidulante. (Consultar fabricante sobre a quantidade a ser utilizada).


    Informações sobre  Dureza Cálcia:

    Já a dureza cálcica é a soma de concentrações de sais de cálcio misturados a água, combinando com a alcalinidade quando o PH esta elevado, deixa a água com turbidez.
    A dureza cálcica recomendada é de 200 a 400 ppm

    Como faço para aumentar o nível de dureza cálcica?
    Deve-se utilizar um promotor de dureza cálcica (Consultar fabricante sobre a quantidade a ser utilizada).

    Como faço para diminuir o nível de dureza cálcica?
    Neste caso não há um produto para promovê-lo. Será necessário a substituição da água por outra de baixa dureza cálcica. Mas conforme informação anterior, será necessário realizar essa troca de forma gradativa, uma vez que não se deve esvaziar o revestimento por completo.



    Tabela de causas e correções recorrentes no tratamento da água da piscina:




    Problemas frequentes no tratamento químico que podem causar danos irreversíveis ao revestimento.

    Não utilize cloradores flutuantes ou automáticos no tratamento das piscinas revestidas em vinil, pois qualquer descontrole na dosagem ou acidente provocará danos irreversíveis no revestimento.
    O excesso de cloro ou cloro concentrado sem a circulação da água provoca severos danos ao vinil, que exclui o produto da garantia concedida pela fábrica.
    Não coloque produtos químicos na água e em seguida instale a capa térmica ou de proteção, isto agride o material e diminui a vida útil do produto, aguarde sempre a completa dissipação dos produtos químicos, controle a qualidade da água e só instale a capa se os níveis químicos estiverem normais (conforme tabela).

    Aquecimento

    O aquecimento do revestimento em vinil deverá ser realizado por sistema de trocador de calor ou aquecimento solar, a Sodramar não autoriza o uso de qualquer outro aparelho para aquecimento que não sejam os especificados.
    Em piscinas com sistema de aquecimento nunca utilize o revestimento de vinil espessura 0,6mm  o especificado pela Sodramar é o 0,8mm / 0,85mm e 1,50mm de acordo com a tabela de aplicações.


    Reparos

    Cortes ou furos acidentais na maioria dos casos não é necessário se esvaziar a piscina, pois o reparo pode ser realizado de forma simples.
    Procure uma revenda Sodramar mais próxima e solicite a ajuda de um técnico para realizar o reparo ou adquira um kit reparo. O reparo é simples realizado vinil sobre vinil com uma solda fria.
    Qualquer problema que venha a ocorrer na estrutura, como: rachaduras, trincas entre outros, deverão ser avisados a empresa responsável pela construção da estrutura. As tentativas de correções realizadas sem o acompanhamento técnico de uma revenda podem acarretar a problemas ainda maiores.

     

    Alvenaria ou berço:

    Problemas como trincas, fissuras ou rachaduras, ou qualquer outro problema estrutural na piscina devem ser prontamente corrigidos.

    Entretanto, a remoção do revestimento vinílico, dos dispositivos de retorno e de aspiração, do dreno de fundo ou do perfil, poderá acarretar danos irreversíveis ao revestimento. Recomendamos que, primeiro seja consultada a empresa que efetuou a venda e a instalação do equipamento. Lembramos que o inadequado manuseio, realizada por pessoas não autorizadas, poderá agravar o dano e excluir a melhor possibilidade de recuperação.

    O acabamento da alvenaria que fica em contato com o vinil deve ter o acabamento perfeito, conforme orientações em Construção de Piscinas. Se houverem irregularidades na estrutura, ao realizar o tratamento físico com o aspirador poderá ocasionar furos no revestimento ou poderá retirar a estampagem ficando alguns pontinhos brancos.

    Vazamento:

    O primeiro passo é deixar a água abaixar até estagnar.

    Se a água baixar até os dispositivos, provavelmente o vazamento estará ocorrendo nos dispositivos ou no sistema filtrante; caso a piscina se esgote por completo é sinal de que o problema está localizado no dreno. Se o nível da água se mantiver em determinado ponto, deve-se fazer uma inspeção visual neste ponto, onde provavelmente deverá se encontrar algum furo ou rasgo. Vale lembrar que a reposição da água da piscina, porventura esvaziada para reparos do revestimento, fica por conta do proprietário.


    Tratamento físico

    A limpeza física da piscina é outro ponto que se deve ter alguns cuidados básicos.
    A aspiração do revestimento de vinil deverá ser realizada por aspiradores de cerdas macias e cantos arredondados, nunca utilize aspiradores de rodas ou esferas. O cuidado na operação é fundamental, evite chocar  o aspirador contra paredes da piscina de forma brusca para não agredir o revestimento.
    Sempre utilize acessórios Sodramar para piscinas de vinil, que são projetados especialmente para atender essa necessidade.

    Limpeza da borda

    A limpeza da borda deve ser feita no máximo 24h à utilização da piscina pelos banhistas, este procedimento, evita a impregnação dos bronzeadores e protetores na borda do revestimento.
    Para realizar a limpeza deverá ser utilizado um limpa bordas, este procedimento é específico para a limpeza de sujeiras aderidas no revestimento. Basta colocá-lo em uma esponja macia e não abrasiva e esfregar as áreas limpas, depois é só enxaguar com a própria água da piscina.

    Manchas:

    É fundamental tomar medidas preventivas para evitar esses fatores que causam manchas.

    O uso inadequado de produtos químicos, podem submeter o revestimento a perder sua coloração natural e enrijecer o mesmo, neste caso torna-se necessário proceder à substituição total do revestimento vinílico. Quando ocorrem acidentes com o uso indevido de cloro, acima do recomendado o material deverá ser submetido a uma avaliação técnica, se houver essa possibilidade fusão do vinil pela solda, poderá, eventualmente, ser efetuada uma recuperação parcial do revestimento.

    Manchas escuras oriundas de fungos e bactérias

    Em determinados tipos de solo, o surgimento de fungos e bactérias ou qualquer tipo de microrganismo hospedeiro do solo podem provocar manchas escuras no revestimento.
    Portanto, antes do início da obra ou da instalação do revestimento, solicite ao construtor que faça uma análise criteriosa do solo, analisando qual a propensão para o surgimento destes microrganismos, e se necessário, faça uma impermeabilização e tratamento específico nas paredes que irão receber o revestimento.

    Evite Rugas:

    As rugas na piscina de vinil podem ocorrer devido a alguns acidentes ocorridos na mesma. O material pode conter pequenos furos que permitem a passagem de água, formado bolhas de água, que após se dissolverem, formam as rugas no vinil.

    Outra causa provável pode estar nos dispositivos de nível da piscina, onde em sua ausência ou má utilização permite que a água transborde e passe para trás do vinil e aloja-se no fundo, repetindo o mesmo processo dos furos.

    Não é indicado deixar o material com água por trás por mais de uma semana, o material pode sofrer processo de dilatação.

    Outra causa de rugas pode ser a ausência de água na piscina, vale lembrar que a piscina de vinil nunca deverá ser esvaziada.

    É possível que formar-se rugas durante a instalação, para evitar e prevenir-se desse problema, o instalador irá tensionar o revestimento vinílico o máximo que puder, deixando em muitos casos, alguns locais como os cantos por exemplo, um pouco distante da alvenaria. Isso é uma prática normal e não representa nenhum defeito.

    O uso incorreto de produtos químicos, o desrespeito ao tempo de recirculação da água e o uso de cloradores automáticos, provocam desbotamento e pequenas rugas.

     

    Armazenamento

    O revestimento deverá ser instalado em um prazo máximo de 30 dias após a confecção, caso não ocorra, está sujeito a criar vincos, marcas temporárias e após a instalação pode ocorrer até uma deformação.

    Consultar o manual do revestimento para saber as causas de exclusão de garantia do revestimento.

    Estampagem

    Vale lembrar que os revestimentos são estampados. Em alguns casos poderá haver o desalinho da estampagem (principalmente nos pastilhados) entre parede e fundo em estruturas que tenham duas profundidades, em parede e fundo de estruturas que estiverem fora do esquadro, no fundo de prainhas, degraus e fundo de estruturas que tiverem fora de prumo e fora do esquadro.