Piscinas: Revestimento p/ piscinas de Alvenaria
 

 

Piscinas construídas em alvenaria e revestidas com azulejos, necessitam de manutenção periódica. Com o passar dos anos, movimentações do solo, produtos químicos e a ação do sol provocam desgastes inevitáveis e as fissuras que surgem entre os rejuntes dos azulejos acabam favorecendo infiltrações permanentes de água.

 

Pelas características da construção, os custos de manutenção e reparo são relativamente altos ; além disso , em muitos casos , mesmo que se façam os consertos necessários e a reposição parcial ou total dos azulejos, não há garantia alguma de que os vazamentos irão cessar, pois as infiltrações por fissuras são de difícil localização assim como as trincas estruturais.

 

Estes problemas são de difíceis solução !!! Somente uma impermeabilização não é suficiente para por fim aos vazamentos e muitas vezes a reconstrução total da piscina acaba sendo necessária... Sem falar na rede hidráulica que fatalmente deverá ser reconstruída em função dos processos de demolição.

 

Nas situações expostas acima, os custos para os novos investimentos poderão ser economicamente inviáveis com manutenções parciais e até mesmo insolúveis ; com o agravante de que o tempo gasto em cada etapa de reconstrução acaba sendo longo demais.

 

Entretanto, tudo isso poderá ser evitado de forma rápida, inteligente e eficiente com um toque especial de decoração que somente o revestimento de vinil poderá proporcionar ; com uma economia incomparável desta alternativa.

 

REVESTIMENTO DE VINIL EM PISCINAS DE ALVENARIA COM VAZAMENTO

 

1. Antes de qualquer procedimento de instalação do revestimento de vinil , deve-se corrigir com massa fina todas as imperfeições do revestimento em azulejo das paredes ou até mesmo repor os azulejos faltantes com o cuidado especial da limpeza necessária tanto dentro da piscina como ao seu redor, evitando eu entulhos ou pequenos pedriscos venham a cair e se acumular na caixa de alvenaria da piscina.

 

2. O fundo da piscina deverá estar limpo para receber, dependendo do seu tamanho, o revestimento com vermiculita, que são materiais recomendados para amortecer a pressão da água entre a manta vinílica e o piso da piscina , evitando-se assim que pequenas imperfeições no chão e até mesmo pequenos pedriscos imperceptíveis depois da limpeza recomendada venham a provocar micro furos no bolsão de vinil após determinado tempo de uso.

Os processos de instalação do vinil são muito simples e rápidos, bastando apenas seguir as orientações do fabricante Sodramar quanto aos procedimentos necessários para este fim.

 

   

Os processos de instalação do vinil são muito simples e rápidos, bastando apenas seguir as orientações do fabricante Sodramar quanto aos procedimentos necessários para este fim.

 

Para a instalação dos dispositivos de aspiração e retorno, basta aumentar o diâmetro da sede onde as bases dos dispositivos serão conectadas com as respectivas tubulações e proceder o chumbamento destas peças nas paredes.

 

 

Antes de rebocar com massa fina, deve-se colocar os pedaços de fita para cobrir os orifícios com roscas na base das canoplas para evitar que o reboco penetre e evite problemas de fixação dos parafusos nas conexões das flanges evitando futuros vazamentos.

 

Os mesmos procedimentos acima são indicados para a instalação da base do dispositivo do dreno de fundo, conforme pode ser visto na imagem abaixo.

 

A instalação consiste em encaixar a fita dentada; localizada na extremidade da manta de vinil ; ao perfil até que se complete o perímetro.

   

Próximo a um dos cantos , deve-se deixar uma pequena extensão de fita sem montar o encaixe do perfil ; isto é , um vão não encaixado para a introdução da mangueira do aspirador , estrategicamente colocado para sucção do ar existente entre a estrutura e o vinil ; permitindo que durante o processo de enchimento da piscina o vinil seja fixado à estrutura pela ação do vácuo criado, proporcionando um revestimento uniforme, sem rugas e de excelente acabamento.

 

No estágio subsequente, as flanges dos dispositivos finalmente serão instalados ; assim como a do ralo de fundo que já deverá estar submerso nesta etapa para a colocação da guarnição e fixação dos parafusos ; onde será utilizado um estilete para uma incisão em X no centro do orifício do dreno para a desobstrução definitiva do fluxo de água.

 

Quando o nível da água estiver próximo dos dispositivos de retorno e aspiração, os mesmos procedimentos acima descritos se farão necessários, lembrando sempre que o(s) aspirador(es) deve(m) permanecer ligado(s) até que todos os processos de instalação das flanges sejam executados e que o nível da água já os ultrapasse.

 

Após o cumprimento de todas as etapas ; a mangueira do aspirador deverá ser removida e a parte do vinil aberta para a aspiração deverá ser encaixada no perfil e imediatamente travada . Logo após , a piscina poderá ser totalmente abastecida com água.

 

Depois de todas as etapas acima é só usufruir as suas horas de lazer!