Filtros e Bombas para Piscinas: Bombas Residenciais
Moto Bombas BM



Descrição




A Sodramar oferece o que há de mais avançado em tecnologia de motobombas, purificando a água e priorizando a qualidade do lazer e a saúde dos usuários. As motobombas residenciais Sodramar, são constituidas de material resistente e a prova de corrosão, possuem alta vazão, atuando com eficiência e segurança; além de serem auto-escorvantes, permitindo que trabalhem acima do nível da água. Os modelos variam de 1/4 a 3,0 cv e sem dúvidas, este produto atenderá sua necessidade de forma satisfatória.
* Produto acompanhado de 02 uniões de 1 1/2.

 

TABELA DE VAZÃO DAS BOMBAS

Mais Informações


 

Motor elétrico
Não só os critérios normais de instalação são essenciais para um bom funcionamento do filtro e da bomba da piscina. Existem fatores e equipamentos de proteção elétrica que fazem parte do conjunto que envolve a segurança do equipamento.

Oscilações na rede elétrica, raios, chuvas, calor e fiação correta, entre outros, são algumas das variáveis que podem influenciar desde a queda de rendimento até a perda do equipamento.

Existem algumas casas de máquinas que não seguem nenhum critério básico de instalação. Com as chuvas torrenciais e calor, característicos da época, é normal verificar esses lugares inundados por falta de um ralo de esgoto na casa de máquinas ou um motor elétrico com super aquecimento, por falta de ventilação.

O motor elétrico split-face, usado por nós em nossas bombas e por outros fabricantes de bombas, suporta trabalhar até 40ºc - temperatura ambiente, e pode alcançar até 80ºc de temperatura em sua carcaça. Se uma bomba estiver com 70ºc (carcaça) e instalada num lugar sem muita ventilação, com certeza irá trabalhar com uma temperatura acima do suportável e queimará consequentemente.

O motor elétrico, antes de ser instalado, deve ser observado a sua potência e a distância até o quadro de força, para determinar-se a bitola correta do fio que será colocada. A utilização de uma bitola diferente do determinado pelo manual de uso da bomba pode comprometer a vida do equipamento, pois a amperagem do motor deverá subir acima do previsível.

O motor elétrico é dimensionado e projetado para trabalhar com 110 ou 220 volts (nas ligações monofásicas) e 220 ou 380 volts (nas ligações trifásicas); com até 7 a 8 % abaixo ou acima da voltagem específica; ou seja, se a bomba estiver ligada em 220v, a rede poderá estar variando de 202 volts até 237 volts.

Interrupções no fornecimento de energia e oscilações na rede elétrica é um fato normal e já faz parte da rotina brasileira. Por isso, os fabricantes de motor elétrico são extremamente rigorosos quanto à garantia de suas peças, pois a maioria (quase absoluta) dos problemas com os motores elétricos não são de origem de fabricação , e sim da empresa fornecedora de energia , fatores climáticos ou falhas na instalação.

Geralmente, qualquer manual de bomba ou motor especifica os equipamentos de proteção que deverão ser usados para evitar problemas futuros, como o relê de temperatura (salva motor), dijuntores, contatores e até o aterramento do motor elétrico são imprescindíveis para a proteção do motor elétrico contra os raios.


A Sodramar revende a chave de partida da marca WEG, que tem grande eficiência na proteção dos motores elétricos. A chave de partida é composta por:

  • Ampla faixa de potência.
  • Liga / Desliga / Reset / Auto - disponibilidade de tipos de acionamento. 
  • Específico para bombas
  • Relê de sobrecarga incorporado
  • Contatores.

 

 

Etiquetas de classificação energética do Inmetro