Formatos de Piscina e Estampas de Vinil para Piscinas
Construção de Piscinas

 

 

  

Piscinas com revestimento de Vinil.

 

A piscina revestida com vinil é composta por algumas etapas de construção. A estrutura é um berço geralmente feito em alvenaria com blocos de concreto na lateral, reforçados por colunas e canaletas, rebocados com argamassa e lastro de concreto com ferragens no fundo, o qual é confeccionado dentro da escavação feita no local, considerando-se que o fundo desta escavação nunca ficará abaixo do nível do lençol freático.

  • Em primeiro momento é necessário escolher o local e realizar a marcação do desenho da piscina;
  • Realizar a escavação e construção das brocas e colunas;
  • Fazer o levantamento das paredes;
  • Realizar o reboco liso nas paredes, fundo em concreto leve e aplicação da vermiculita
  • Aplicação dos dispositivos de filtragem, iluminação e fixação do perfil rebaixado na borda da estrutura para segurar o revestimento
  • Colocação do revestimento em vinil Sodramar
  •    

     

       
     

    Dispositivos Obrigatórios

    Após a conclusão da estrutura, adicionam-se a ela alguns elementos hidráulicos indispensáveis para recirculação e higienização da água. Esses dispositivos são chumbados no fundo e nas laterais da piscina, são eles:


    Dispositivos de retorno: como o próprio nome diz, serve para retornar a água para a piscina, conduzindo a sujeira na direção do dreno de fundo ou skimmer, esses dispositivos tem a função de levar a sujeira até o filtro. Depois de realizar esse ciclo a água retorna para a piscina através do dispositivo de retorno até que toda água da piscina seja filtrada.


    Vazão/hora do filtro dividida pela vazão/hora do dispositivo (1.1/2= 6m3/h).


    Dispositivo de aspiração: tem a função de captar a água da piscina, através de uma motobomba para limpeza do fundo.


    Skimmer ou ralo quebra onda: serve para drenar por gravidade a água da piscina evitando o transbordamento. O Skimmer ou ladrão é obrigatório em uma piscina de vinil para evitar o transbordamento da água e sua consequente infiltração entre o revestimento e a estrutura.


    Vazão/hora do filtro dividida pela vazão/hora do skimmer (11m3/h). Levar em conta o número de drenos e o sentido dos ventos predominantes.


    Dreno de fundo: serve para captar a água da piscina. A Sodramar recomenda a instalação de no mínimo 2 drenos ou grades de fundo por piscina, independente do modelo do acessório (anti-turbulhão ou grade), respeitando sempre as normas de segurança prescritas na ABNT. Piscinas com apenas 1 dreno devem ser submetidas a uma análise técnica que possa assegurar as reais condições de segurança da mesma.


    Vazão/hora do filtro dividida pela vazão/hora do dreno (1.1/2 = 12m3/h).


    Na utilização de dispositivos de hidromassagem, proporcional à capacidade do filtro; para as áreas de hidromassagem com vazão maior do que a capacidade do filtro, será necessário prever a inclusão de uma bomba auxiliar.


    Borda da piscina

    A fase do acabamento lateral ou da borda da piscina, é imprescindível para a segurança e garantia do produto e deve ser efetuada por empresa especializada.


    O piso deverá ser feito com no mínimo 1 (um) metro de largura em toda volta da estrutura ou berço com uma leve inclinação para o exterior da mesma.


    Nesta fase deverão ser observadas as seguintes condições e aspectos:

  • Compactar adequadamente o aterro laterial da piscina, deixando-o em condições de receber o contra-piso que servira de base para a colocação de pedra. Durante essed período e até que seja feito o contra-piso, proteja o aterro com uma lona plástica, evitando assim que em caso de chuva o mesmo venha a ficar prejudicado, ou comprometa a instalação e ou as paredes da piscina. Neste momento se deve tomar cuidado com a tubulação, pois uma quebra durante a compactação é comum e não será coberta pela garantia do revestimento.


  • A Sodramar não é responsável pela instalação hidráulica da sua piscina. Portanto, consulte um revendedor especializado.


    Constatando que o aterro esteja nas condições ideais citadas acima, pronto para receber o contra-piso, providencie-o de forma que o mesmo tenha um caimento lateral suficiente para evitar que a água transbordada e principalmente das chuvas não retornem para dentro de sua piscina e sim para lateral. A colocação de pedra ou de um deck em madeira deverá ser feito de tal forma que fique rente ao perfil de sustentação, evitando assim que o mesmo sofra qualquer impacto de agentes externos, evitando acidentes para os usuários e dando também um perfeito acabamento ao conjunto, tanto ao aspecto técnico como visual.




    Acabamento superficial da alvenaria ou berço


    O acabamento é de suma importância para a durabilidade e preservação do revestimento, a parede e o fundo devem estar totalmente isentos de detritos que possam agredir o material.


    Recomendações:
     
    Fundo da piscina:


    Utilizar vermiculita. Trata-se de uma argamassa especial que deverá ser aplicada em toda alvenaria, deixando o berço totalmente isento de detritos e danificar o material. Com a aplicação da vermiculita não haverá a necessidade de instalar o Bidin.


    Em caso de piscinas de uso público ou comercial, em piscinas que haverá prática de esportes ou hidromassagem e em piscinas com formato rampado e/ou chanfrado, é obrigatório que o acabamento da alvenaria seja realizado com vermiculita.

    Parede da piscina:
    É de suma importância que se mantenham todas as paredes da piscina lisas e isenta de detritos, sujeiras e irregularidades que possam danificar o revestimento. Antes de instalar o revestimento é necessário fazer a limpeza minuciosa da estrutura que receberá o revestimento, aspirando todos os cantos e dispositivos, conferindo com as mãos o estado de todo acabamento, e em caso de dúvida, é necessário que o serviço seja refeito, pois um revestimento instalado em alvenaria mal acabada implicará em rugas, furos e perda de garantia concedida.
     
    Dimensões da piscina


    O revestimento de vinil é um produto de precisão, e confeccionado sob medida, fornecida pelo revendedor que você adquirirá o produto. As dimensões devem ser fornecidas com a estrutura totalmente acabada. O projeto pode ser fornecido através de plástico (molde - piscinas irregulares) ou desenho técnico. Em ambos os casos as dimensões devem ser fornecidas com a estrutura acabada.



    A Sodramar não se responsabiliza pelas dimensões, desenhos técnicos e moldes retirados da estrutura da piscina, portanto, contrate um serviço com revendas qualificadas, para que não ocorram problemas futuros com o revestimento.


    Notas:


    Os serviços referentes a construção, projeto dimensional, instalação dos acessórios hidráulicos e elétricos, bem como a instalação do revestimento não são de responsabilidade da Sodramar. Para evitar transtornos, contrate sempre prestadores de serviços qualificados e aptos a realizar a construção com procedimentos corretos, além de utilizar acessórios da linha Sodramar, que lhe conferem melhor acabamento e qualidade.


    As piscinas construídas sobre lajes ou coberturas de apartamentos deverão ser totalmente impermeabilizadas, tanto a estrutura que irá receber o revestimento, quanto toda área externa. Prevendo qualquer tipo de vazamento ou escoamento de água, é necessário a instalação de um ralo ligado diretamente no sistema de esgoto.


    Em caso de piscinas com degraus, prainhas a recomendação é que o primeiro degrau tenha no mínimo 0,40 cm de profundidade à partir do ponto 0, ou seja, da borda da piscina.


       fomatos